terça-feira, 5 de abril de 2011

Ich komme aus Brasilien

Essa frase provoca reações por aqui. Geralmente ela é pronunciada - por mim - em uma mesma situação: eu estou gagejando algo que se parece com Alemão. A pessoa, ao perceber que eu não falo muito bem a língua, me pergunta de onde eu venho. E eu respondo: Ich komme aus Brasilien. Ou eu venho do Brasil.
As reações são as mais diversas: alguns me olham espantados, como se eu tivesse acabado de descer de um disco voador. Talvez porque aqui eles estão acostumados a ver gente da União Européia, dos Estados Unidos, dos países árabes (tem MUITOS turcos em Berlin), asiáticos, latinos. Também tem muitos brasileiros aqui, mas acho que os alemães de Berlin eles não sabem muito sobre o Brasil. É uma realidade distante da deles. Geralmente os que não tem olham com cara de ET fazem algum comentário sobre samba, futebol ou praia. Ou tudo isso junto.
Outros simplesmente não ligam. Ah, você é mais um que veio tentar a vida em Berlin. Muita gente vem tentar a vida aqui. É uma das cidades mais baratas pra se viver na Europa, quando se trata das principais e mais conhecidas cidades. Viver em Berlin é incrivelmente mais barato que Londres e Paris, e completamente mais interessante que Roma, Madrid e Lisboa. Aqui é a cidade dos artistas, dos pirados, dos musicos... Pichação e grafite fazem parte da decoração da cidade, e todo mundo acha isso cool. Hippies que vivem de vender artesanato, artistas que tocam no metrô em troca de moedas... Todo dia chega mais alguem querendo viver aqui.
Muita gente já me disse que é uma cidade pobre e sempre em movimento. Não da pra ganhar muito dinheiro por aqui, e sempre tem gente chegando e gente saindo. Quem sai vai tentar a vida em outro lugar, porque aqui já não deu mais... Mas não dá pra generalizar, quando se trata de um lugar tão grande e policultural como Berlin.
Eu acabei de chegar, ainda sou um turista. Mas de vez em quando me pego dando informações de ruas e lugares. Algumas vezes em meu Alemão macarrônico. Mas devagarzinho a cidade vai me incorporando, e jajá eu viro parte disso aqui. Como as pedras, as árvores, o rio Spree, a Fernsehturm. E como tudo aqui é lindo... Mas isso eu ainda vou contar. Por agora, só preciso completar a frase:
Ich komme aus Brasilien. Aber jetzt wohne ich in Berlin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário