terça-feira, 24 de maio de 2011

"Quem fala demais dá 'bom dia' a cavalo"

Metrô de Berlin, numa segunda-feira qualquer. Senta ao meu lado um grupo de brasileiros, um cara e cinco meninas. Riam e falavam alto, em bom português. O cara falava mal de todo mundo e as meninas riam e comentavam.
"Nossa, que bolsa baranga. Essas Alemãs, meu deus do céu... Não tem nenhum senso de moda. E aquela ali, com um cabelo metade rosa, metade loiro, metade raspado? Cruzes! Só tem doidão nessa cidade. Doidão e baranga. Isso sem falar o tanto de turco!"
E assim foi, por alguns minutos. Até que ele me olhou e me escolheu como alvo.
"Ah nem, viu! Eu venho do Brasil esperando pra ver homens altos, loiros, magros... E vejo isso! Um cara baixinho, gordinho, moreno e de cabelo escuro. Deve ser turco. Se eu quisesse ver turcos, eu ia pra Istambul! Decepcionado... Esperava mais da Alemanha. E as roupas? Nada combinando com nada! Amigo, se você passasse uma tarde comigo eu te daria umas aulinhas de moda. Porque vamo combinar, tá precisando hein. Banho de loja, corte de cabelo..." E assim foi, por pelo menos uns bons 10 minutos.
Chega a minha estação, e eu viro pra ele e digo em um Português limpo, claro, perfeito e polido "Você pode me dar licença, por favor, que eu preciso descer?" Ele ficou pálido, e suas amigas se dobravam de rir. Ele tentou gaguejar alguma coisa e eu disse somente "obrigado" e fui até a porta. A porta se abriu, eu virei pra trás e disse "aproveite Berlin, você vai gostar daqui." E segui meu caminho.

3 comentários: