sexta-feira, 6 de maio de 2011

Só uma partida de futebol. Ou não.

Desde que cheguei a Berlin, tenho pensado sobre a escolha de um time de futebol para torcer. Sou torcedor do Galo no Brasil e da Seleção da Alemanha no mundo. Mas na Bundeslinga (a liga nacional de futebol alemão) eu ainda não tinha um time. E como adotei Berlin como minha cidade, nada mais justo que torcer para um time de Berlin. Escolha feita, sou torcedor do Hertha BSC.
Não vou entrar em pormenores da história do time (porque na verdade eu não sei), mas pra quem quiser se inteirar do assunto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hertha_Berliner_Sport-Club (pt) e http://en.wikipedia.org/wiki/Hertha_BSC (en). Acho importante ressaltar que o Hertha atualmente está na segunda divisão, mas já garantiu a vaga para a primeira divisão no próximo ano. Também acho importante destacar a paixão dos alemães pelo futebol. Dizem que o Brasil é o país do futebol, mas depois que cheguei aqui fiquei um pouco na dúvida sobre isso. Acho que a paixão aqui é tão grande como no Brasil. Mas claro, eles a manifestam de uma forma bem alemã de ser: comportados, frios e organizados.
Pois bem, na semana passada fui ao meu primeiro jogo de futebol desde que estou em Berlin. Pela primeira vez no Olympiastadion - o estádio olímpico de Berlin - e pela primeira vez num jogo do meu recém amado clube Hertha. E foi o primeiro jogo do Hertha em casa, desde que eles garantiram a subida para a primeira divisão. A experiência foi muito interessante, e devo dizer, completamente diferente de ir a um jogo no Brasil. A principal razão, acredito eu, é por ter sido convidado por um amigo para a área vip do estádio. Sim, o estádio tem uma área vip. Mesmo para um jogo de segunda divisão, existe uma área vip com um tratamento vip.
Desde antes da entrada no estádio as coisas já são diferentes. Engarrafamento de carros em direção ao estádio, mas de uma forma organizada. Estacionar os carros e/ou motos com segurança e sem os flanelinhas enchendo o saco. Buscar os ingressos já comprados pela internet ou mesmo comprar ingressos, tudo em filas organizadas. No caso dos ingressos da internet, as filas são divididas por nomes. Ao entrar no estádio, pessoas te revistam mas sem estresse. O caminho até o local onde está o assento (sim, assentos marcados em setores definidos!) é tranquilo, sem torcedores brigando ou criando confusão. E na hora de entrar na área vip, pulserinhas.
Para antes e/ou intervalo do jogo, existe um restaurante com mesa de frios, pratos quentes e diversas bebidas: água, alcoólicos, não alcoólicos, cafés variados... Os banheiros parecem banheiros de shopping: Limpos e cheirosos. Dificil de acreditar que estava em um estádio de futebol. Pelo menos nos estádios em que eu estava acostumado.
Talvez o que não seja muito diferente é a paixão durante o jogo. O grito da torcida, as comemorações, ver a torcida balançando e vibrando a cada jogada. O Hertha perdeu de 2 a 1, mas valeu pela experiência. E valeu também o por do sol, depois do jogo, atrás do Olympiastadion.




Nenhum comentário:

Postar um comentário