terça-feira, 29 de maio de 2012

Para dois amigos.

Ontem um cara suicidou no prédio onde eu moro. Eram 15 pra meio dia, eu tinha acordado 5 minutos antes. De repente um grito meio rouco e um vulto passando pela janela, um baque e o silencio. Aquela "euforia" inicial, chamar a polícia, descer pra ver o que tinha acontecido. Eu até tentei sentir seu pulso mas sabia no fundo que seria em vao. Os seus olhos entreabertos ja mostravam que ali nao tinha mais vida. Mesmo quando o resgate tentava reanimá-lo eu já sabia que nao adiantaria. Polícia, perícia, remocao do corpo e, por fim, um monte de terra jogada em cima do sangue no chao.
Eu tenho um certo sangue-frio nessas horas, acho que anos estudando biologia me trouxeram isso, para o bem ou para o mal. Mas depois que tudo passa, aí é que o baque vem. Hoje eu estou, como dizem os alemaes, kaputt. Quebrado. Nao fisicamente como o cara que pulou, mas psicologicamente. Nao consigo parar de pensar nesse cara, que nao devia ter mais de seus 30 anos. Quem era ele? O que ele fazia? Quem eram seus amigos, sua família? Como eu nao sei nada sobre alguem que passava todos os dias do último ano tao eprto de mim? 
E quem serioa especial para ele, e para quem ele seria especial? Ele se foi, nao tem mais problemas, nao sente mais dor, fome ou frio. Mas e os que ficaram? E os que viram seu corpo no chao e o sangue que saía pelo seu nariz? E os que receberam a notícia? Será que os que ficaram mereciam isso?
Mas o que mais me incomda é pensar em porque ele fez isso. O que levou um cara novo, com a vida toda pela frente, vivendo numa cidade vibrante, num país seguro e com uma boa economia, simplesmente se cansar disso tudo e resolver pular. Porque pular? A que ponto de desespero esse cara deve ter chegado pra sair da sua casa friamente, subir no telhado do outro lado do prédio e pular? Nao consigo nao pensar em como teria sido se alguem tivesse percebido que esse cara estivesse num ponto tao critico, se alguém o tivesse ajudado, mostrado que há um caminho, sempre há um caminho! Apesar de todos os problemas, viver é tao bom! Será que ninguém disse isso a ele o suficiente?
Hoje só consigo pensar em dois amigos. O primeiro passou por uma fase muito pesada e me disse que pensou por várias vezes em pular da sacada do seu apartamento, no último andar de um prédio. E que uma das razoes para sua "recuperacao" seria eu. O fato de eu ter aparecido na sua vida, de ter lhe mostrado entre outras coisas que nada é ruim demais, que tudo passa e que o mundo gira, que coisas ruins acontecem, mas também tem outras coisas boas pra compensar. Fico feliz de ter-lhe ajudado, de ser uma das razoes para que ele nao pulasse. Se ele hoje está vivo e - talvez ainda nao completamente, mas de certa forma feliz, tem um dedo meu. Isso me faz um cara mais feliz comigo mesmo e com a vida. Deve ser essa a sensacao de um paramédico ao ouvir um coracao voltar a bater.
Mas penso também em um outro amigo. Este só pensa em morrer, em dormir e nao acordar mais. Mas, e ainda bem, ele diz que nao tem coragem o suficiente para suicidar. Para esse amigo eu queria dizer mais uma vez uma frase do Fernando Sabino, que inclusive é uma das minhas citacoes preferidas: No fim dá certo. Se nao deu, é porque ainda nao chegou ao fim. 
Amigo, tudo vai um dia ficar bem. Eu sei que voce nao acredita, eu sei que voce vai me dar mil argumentos contrariando isso. Mas eu te prometo, tudo um dia vai ficar bem. Lembra dos bons momentos que passamos juntos em BH? Imagine se voce nao tivesse vivido o suficiente para se mudar pra la? Eu nunca teria te conhecido e nossas vidas seriam um pouco mais sem-graca. Para mim voce é muito importante, e pelo menos uma vez por dia eu penso em como eu poderia te ajudar. Eu so quero te dizer mais uma vez que tudo tem jeito. Se nao deu certo na sua cidade e nao deu certo em BH, nao desista. Continue tentando em outros lugares. Voce diz nao ter mais forcas para tentar, entao de um tempo, recupere as forcas e parta pra novas jornadas. Se voce quebrar a cara, vai ter ótimas experiencias e estórias para contar - como voce já conta e eu as adoro.

Por favor, nao pule.

(desculpem a falta de acentos, teclado alemao nao tem ^, ~ nem cedilha. e o ´ funciona porcamente.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário